Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Ferramentas Pessoais

Twitter RSS

Você está aqui: Página Inicial / Sobre GP / Câncer de mama: Um mal que pode ser combatido

Câncer de mama: Um mal que pode ser combatido

(Adaptado pesquisador Chenfang Dong, professor da Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, na China, e principal autor do estudo)

O que é o câncer de mama?

O Câncer de mama é o desenvolvimento de forma anormal das células das mamas. As estruturas crescem de forma errática e acabam substituindo o tecido saudável no corpo da mulher.

O câncer começa pequeno, com um pequeno nódulo, mas que pode se espalhar para áreas adjacentes à mama como os músculos, a pele e a axila. É bom frisar que este tipo de câncer tem uma idade limite para maior incidência. 35 anos. Abaixo dela o risco torna-se menor. Acima pode evoluir paulatinamente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

1.Nódulo no seio, acompanhado ou não de dor no seio;

2.Forma alterada da mama ou seu tamanho;

3. Aspecto alterado da auréola ou do mamilo;

4. Secreção no mamilo, sensibilidade ou “inversão’’ para dentro da mama;

5.Sensações de inchaço, rubor, calor e escamação;

6.Surgem nódulos palpáveis na axila;

7. Enrugamento ou endurecimento da mama. Aspecto “Casca de laranja”

 

Esperança para o Câncer de mama

 

Câncer de mama triplo negativo

Considerado pelos especialistas o tipo mais agressivo de todos. Não contém receptor de estrogênio, nem de progesterona, muito menos HER2, proteína alvo para tratamento da doença.

Poucas opções de tratamento acabam sobrando. Entretanto a medicina vem avançando no que tange ao assunto.

 

Esperança

Recentemente, uma droga usada no tratamento de osteoporose impediu, em cobaias não humanas o avanço do tipo do câncer de mama mais maligno. Os resultados estão divulgados na revista Journal of Experimental Medicine e há de se ressaltar que os resultados, ainda experimentais, são muito promissores.

Seria possível no futuro combater tumores em humanos? Tudo indica que sim, segundo o estudo. Foram realizadas mais de 5000 amostras com câncer de mama e a descoberta chave para os cientistas foi a correlação entre a enzima UGT8 e o tumor triplo negativo.

A china foi o país pioneiro na pesquisa. O Professor e cientista Chenfang Dong da Universidade de Zhejiang chefiou a equipe. Ele explica de maneira sucinta que a UGT8 é o primeiro passo na produção de sulfatide, uma gordura encontrada na superfície de uma célula. A UGT8 é o marco 0, o ponto de reprodução. Ela está diretamente associada com a evolução do câncer.

Testes realizados com ácido zoledrônico apontaram que a substância freou a ação da UGT8. Como consequência, a produção de sulfatide caiu, travando a progressão da doença. Modesto, o professor frisa que são os primeiros cientistas a identificar o ácido zolêdrônico.

O que isso significa? a resposta é um alento para a esperança de cura de muitas mulheres. O ácido zoledrônico faz a inibição da UGT8 ser possível.

 

Ácido Zolêdrônico

O ácido Zolêdronico é aquele que reduz a velocidade da reabsorção óssea. O que facilitaria o desenvolvimento da osteoporose. Doença óssea.

 

Metástase

De certa forma a inibição farmacológica da UGT8 pelo ácido suprime a metástase pulmonar das células triplo negativas. Os resultados demonstram que no futuro próximo, medicamentos poderão ser usados no tratamento deste tipo de câncer. Um ponto extremamente positivo, já que se trata da variação mais temida por médicos e pacientes.

 

Olhando para o futuro

Cautela. Essa palavra precisa estar bem expressa para comunidade científica. Mais pesquisas serão necessárias para que os resultados obtidos possam ser transformados em medidas terapêuticas viáveis.

A capacidade da droga tem de ser testada. O Doutor Leonardo Santos, médico oncologista da Aliança Instituto de Oncologia ratifica que a pesquisa demonstrou informações muito relevantes.

Porém, a cautela precisa ser ressaltada. Os testes ainda são experimentais, ainda precoces e precisam ser testados em humanos para se tirar conclusões finais de todo o bem que a pesquisa possa trazer.

O fato é que existe uma alternativa que se desdobra como possível para um tratamento de uma doença muito agressiva.

O uso do ‘’ medicamento’’ ou substância já é utilizado em outros tratamentos em doenças ósseas, por exemplo. E é uma ação positiva. Os ossos são áreas muito afetadas pela metástase do câncer.

Um futuro promissor para medicina e para cura de um male que aflige grande parte das mulheres no mundo.

Seja uma associado

acesse o formulário de inscrição

Endereço:

STN Bloco “O” Edifício Life Center, 2º andar , sala 136.
Telefone: (61) 3347-1367

« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930